Polícia Militar do Paraná participa do evento Governo 5.0 - Desenvolve Paraná 21/11/2022 - 13:57

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro, em Foz do Iguaçu, ocorreu o evento GOVERNO 5.0 – Desenvolve Paraná com o tema “sustentabilidade a serviço da população”. O encontro, que teve a presença do Governador Ratinho Júnior, do vice-governador Darci Piana e do Secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita, reuniu prefeitos e servidores dos 399 municípios do Paraná e contou com uma programação de palestras e workshops, relacionados à agilidade e eficiência no atendimento à população.
A Polícia Militar do Paraná se fez presente apresentando dois de seus projetos de inovação e tecnologia: o SADE e o Olho-Vivo e também o Disque-Denúncia 181.
Os projetos demonstram que a tecnologia está aliada à segurança pública. O SADE (Sistema de Atendimento e Despacho de Emergência) dentre inúmeros benefícios representa um ganho de até 82% de tempo efetivo no atendimento de ocorrências e com a implantação a nível estadual, uma perspectiva de economia de até 10 milhões de reais por ano. A ferramenta integra cadastro de ambientes rurais, intervenções específicas de violência doméstica, gestão de visitas escolares, automatização das ações administrativas de trânsito, integração com municípios e entes privados na obtenção de dados e integração com todos os órgãos do SUSP (sistema unificado de segurança pública). O projeto Olho Vivo cria um cercamento, permitindo maior agilidade em situações repressivas imediatas e preventivas de novos cometimentos de crime. O Disque-Denúncia 181, é uma ferramenta que pode ser utilizada via telefone ou virtualmente, e que tem como base a participação ativa dos cidadãos.
O Coronel Vasco, comandante do Corpo de Bombeiros esteve presente no evento e ressaltou a importância da polícia militar e do bombeiro na exposição: “Objetivamos demonstrar, além de todos nossos equipamentos, o novo uniforme, que nos classifica como o primeiro estado a ter um equipamento de proteção individual de uso diário, de alta tecnologia, proporcionando aos militares pronto emprego em situações de atendimento pré-hospitalar e pequenos incêndios.
O Ten.-Cel. José Osmar Novachi, chefe do estado-maior do do 5° Comando Regional de Polícia Militar e representante da polícia militar no evento, destacou a importância da interação dos prefeitos e representantes dos municípios com as exposições da força de segurança, pois fazem com que eles entendam a importância das ferramentas e do apoio para a completa implantação dos sistemas com a integração dos demais sistemas de monitoramento dos municípios.
Participaram do evento o Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Júnior, o Vice-Governador do Estado, Darci Piana, o secretário de segurança pública, Wagner Mesquita, Leandro Karnal, historiador e professor brasileiro, João Carlos Ortega, secretário chefe da casa civil, comandante do Corpo de Bombeiros, Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, deputados, prefeitos e demais autoridades.