Polícia Militar do Paraná realiza solenidade que marca assunção de comando no Batalhão de Operações Especiais 19/05/2025 - 19:24

Nesta segunda-feira (19), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou uma solenidade que marcou a assunção de comando do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). O major Felipe Serbena, que estava a frente do batalhão desde 2023, passou a função para o tenente-coronel Cezar Hoinatski.
Após mais de dois anos e meio de trabalho, o major Serbena deixa o BOPE, para integrar a corregedoria geral da PMPR. Já o tenente-coronel Hoinatski, estava atualmente como assessor de gabinete e chefe da segurança aproximada na Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP/PR).
Em suas últimas palavras como comandante, o major Serbena afirmou estar satisfeito com o seu trabalho, mas garante que o BOPE pode chegar muito mais longe. “Após mudanças na gestão pessoal, pudemos trazer qualidade de vida aos nossos policiais militares, hoje podemos dizer que o BOPE está gigante novamente” disse o ex-comandante
O procurador-geral de justiça do Ministério Público do Paraná (MP-PR), promotor de justiça Francisco Zanicotti, também esteve presente na cerimônia, “O ministério público está ao lado do BOPE, prestando reverência, afirmando que somos parceiros no combate ao crime nesse estado” afirmou o procurador.
O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva aproveitou o seu discurso para agradecer o tempo de trabalho do major Serbena, e desejar sucesso ao tenente-coronel Hoinatski nessa nova missão. “É uma grande alegria verificar a assunção de mais um comandante que tem efetivamente a cara do batalhão. Ao major Serbena, desejo sucesso nas novas atividades e agradeço por esse período que esteve como comandante.”
Para finalizar, o Secretário de Estado da Segurança Pública, coronel veterano Hudson Leôncio Teixeira usou as suas palavras para relembrar a trajetória do BOPE e expressar sua alegria em ver o que o batalhão se tornou. “É bacana ver esse momento dessa unidade que veio lá da companhia de choque, e agora com as missões especiais bem estabelecidas, e com todo o apoio que o governo do estado tem dado, temos um investimento jamais visto nas operações especiais” relatou o ex-comandante-geral da PMPR e ex-comandante do BOPE.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, além dos citados acima, também compareceram; o subcomandante-geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer; o chefe do Estado-maior da PMPR, coronel Paulo Roberto Lima; o comandante do CME, coronel Paulo Renato Aparecido Siloto; o chefe do estado-maior do CME, tenente-coronel Alexandre Lopes Dias; a chefe do centro odontológico da PMPR, coronel Letícia Chun Pei Pan; o comandante do 1° Comando Regional de Polícia Militar (1° CRPM), coronel Marcelo Roke Fávero; a diretora-geral da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Ananda Chalegre; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), coronel Antonio Geraldo Hiller Lino; e o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochoki.
Centro de Comunicação Social da PMPR