Polícia Militar e Corpo de Bombeiros iniciam as atividades da Semana Nacional do Trânsito no Paraná 21/09/2021 - 08:40

A Semana Nacional do Trânsito iniciou-se nesta segunda-feira (20/09) com o lançamento oficial dos trabalhos no Palácio Iguaçu pelo Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e a presença do Secretário Nacional de Trânsito (SENATRAN), Frederico Carneiro. O Comandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, também esteve no evento que marca o início das atividades educativas ao trânsito pela Corporação, em especial pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).
Na visão do Governador, a conscientização é uma das ferramentas utilizadas para reduzir a quantidade de pessoas feridas e mortas no trânsito. “As instituições têm buscado soluções para frear a violência no trânsito. Os números estão em queda de forma muito vigorosa ao longo dos últimos anos e isso é muito bom, mas cabe aos órgãos conscientizar cada vez mais a população”, afirmou.

Ao longo da semana, a PM, por meio de batalhões e unidades ligadas ao trânsito urbano e rodoviário, fará atividades educacionais, com palestras e blitzes nas ruas para levar a mensagem do tema deste ano, que é “No Trânsito, sua Responsabilidade Salva Vidas”. Na abertura do evento, foi feita uma exposição de viaturas e equipamentos do BPTran, do BPRv, da Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran), da Setran de Curitiba, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Detran-PR.

“Estamos iniciando a campanha considerando a pandemia, e estamos comprometidos com a redução do número de acidentes e, com isso, desonerando os leitos de UTI e enfermaria com vítima do trânsito. Faremos ações em todo o estado tanto no âmbito das rodovias estaduais quanto nas vias urbanas dos municípios”, disse o Comandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira.

A primeira grande ação será a operação educativa na terça-feira (21/09), na Linha Verde, em Curitiba, com a participação da PM, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran) e da Setran. “Ao longo da semana estaremos divulgando materiais educativos nas redes sociais com o intuito de falar sobre ao perigo do trânsito quando não se tem responsabilidade”, destacou o Comandante do BPTran, tenente-coronel Mario Henrique do Carmo.

Por parte do BPRv, o trabalho também será integrado com outros órgãos de trânsito ao longo da semana. “Estaremos atuando de maneira integrada com os órgãos de segurança pública federais, estaduais e municipais, com campanhas educativas e fiscalizações em todo o estado. As orientações é para que as pessoas tenham mais respeito no trânsito, em relação aos pedestres, motociclistas, ciclistas e demais integrantes do trânsito”, afirmou.

O Corpo de Bombeiros também participa das ações educativas em escolas e empresas. “O Corpo de Bombeiros também faz palestras online para alcançar maior número possível de pessoas. A responsabilidade é fundamental no trânsito. As estatísticas do Siate mostram que há muitos casos de embriaguez ao volante, de atropelamento por falta de atenção dos pedestres ao atravessarem a rua, por isso reforçamos a importância da prevenção a fim de minimizar cada vez mais a quantidade e a gravidade dos acidentes”, salienta o coronel Manoel Vasco Figueiredo Júnior, que responde pelo comando do Corpo de Bombeiros.