Polícia Militar e Seed-PR promovem primeira ação do Programa de Segurança Escolar Avançada 24/03/2023 - 14:37

Noticiadas anualmente, ameaças de ações violentas dentro das escolas são motivo de preocupação entre toda a comunidade escolar. No Brasil, tragédias como a da Escola Municipal Tasso da Silveira, que aconteceu em 2011 no bairro do Realengo (no Rio de Janeiro), despertaram a atenção de diretores, professores e pais de alunos matriculados em escolas ao redor de todo o país.

Tendo em vista ampliar as ações de prevenção já existentes na rede estadual de ensino, como o bem-sucedido Programa Brigadas Escolares (em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros), este projeto-piloto tem o objetivo de preparar a comunidade escolar diante de possíveis ameaças à segurança.

A ação é organizada pela Polícia Militar do Paraná, por meio de equipes do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), e acontecerá neste sábado (25), às 10h, com a presença de alunos e professores de duas turmas do Colégio Estadual Cívico-Militar Ermelino de Leão, no bairro Boa Vista, em Curitiba.

A ação simulará uma invasão real à escola, com uso de simulacros de arma branca e de fogo, e será conduzida por cerca de 20 instrutores das forças de segurança, que orientarão alunos e professores sobre as ações de emergência. O evento contará também com patrulhamento da PMPR, que posicionará viaturas para isolar a vizinhança da escola. 

O treinamento desenvolvido servirá, posteriormente, como procedimento padrão para as escolas de rede estadual do Paraná em possíveis casos de ameaças.