Polícia Militar encerra o Verão Maior Paraná – Costa Noroeste com redução de 50% nas ocorrências 28/02/2023 - 13:57

A Polícia Militar do Paraná encerrou, nesta segunda-feira (27), a Operação Verão Maior Paraná – Costa Noroeste 2022/2023, com redução de 50% no número de ocorrências atendidas, em relação ao período da operação entre 2021 e 2022.

Durante toda a temporada, foram 302 atendimentos de ocorrências em Porto Rico, Porto São José (distrito de São Pedro do Paraná) e Porto Maringá (distrito de Marilena), resultando ainda em 3 armas de fogo apreendidas. Foi realizada ainda a abordagem de 1437 pessoas e 281 veículos. Ao todo, foram convocados 95 policiais militares em 1196 escalas de serviço.

“Nossa operação foi um sucesso que não teria sido alcançado sem os esforços do Governo do Estado do Paraná, através do Governador Ratinho Júnior, sem o apoio do Secretário de Segurança, Hudson Leôncio Teixeira e sem a assistência do Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná Coronel Teixeira e Comandante do 3º Comando Regional de Polícia Militar, Coronel Paschoal. Foi fundamental ainda o apoio das prefeituras, principalmente do prefeito de Porto Rico, Senhor Álvaro de Freitas Neto (Arapongas), da prefeita de São Pedro do Paraná, Senhora Neila de Fátima Luizão Fernandes, do prefeito de Marilena José Aparecido da Silva (Zé do Peixe) e os demais envolvidos no desenvolvimento do Verão Maior Paraná”, afirma o Major Alexandro Marcolino Gomes, Comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar.

A proximidade da população com a Polícia Militar foi o destaque deste ano. Desde a utilização das pulseiras de identificação nas crianças, as ocasiões as quais os pais puderam fotografar seus filhos vestidos com as fardas mirins da PMPR, as informações precisas que foram utilizadas como direcionamento para solução de crimes e até uma ação de policiais que conseguiram salvar uma pessoa que atentou contra a própria vida.

Além disso, uma das novidades da Operação Verão deste ano foi o uso da aeronave Airbus EC 130 T2, cedida pela Casa Militar e Governadoria. O helicóptero trouxe diversas inovações para o policiamento na região, como por exemplo o patrulhamento aéreo nas cidades e nas praias de água doce Carioca, Santa Rosa, Mineira, Pingo e Guadalupe. O helicóptero foi empregado em apoio à Base VIGIA de Querência do Norte e também prestou auxílio às Equipes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental localizando portos clandestinos na região de Icaraíma. A aeronave foi utilizada também em apoio ao Corpo de Bombeiros em instruções de busca e salvamento nas águas do Rio Paraná.