Polícia Militar inicia Ciclo de Palestras sobre o Programa de Integridade e Compliance 27/03/2023 - 10:47

O Núcleo de Integridade e Compliance Setorial da Polícia Militar do Paraná (NICS/PMPR) iniciou na última semana, o Ciclo de Palestras sobre o Programa de Integridade e Compliance da Corporação aos Núcleos e Estabelecimentos de Ensino da PMPR.

As palestras têm como público-alvo os alunos do Curso de Formação de Praças (CFP) da corporação, e objetivam demonstrar como está sendo implementado o Programa na Polícia Militar.

O conteúdo da apresentação contempla, também, os principais riscos institucionais que envolvem as atividades-meio e fim da corporação, com o intuito de trazer aos alunos um panorama que os auxilie a ter uma compreensão organizacional mais realista e a percepção de eventuais desafios de ordem prática que dificultem atingir alguns objetivos institucionais, provocando-os à reflexão sobre possíveis melhorias.

De acordo com o major Wladimir Denkewski, Chefe do NICS/PMPR e Agente de Compliance da Instituição, essa iniciativa visa difundir a cultura de integridade aos novos militares estaduais incentivando-os na busca da melhoria contínua em seu ambiente de trabalho.

“Os novos militares estaduais podem participar ativamente de todo o processo, expondo suas necessidades e auxiliando na construção de uma Polícia Militar mais atuante, voltada às necessidades da sociedade e preocupada com o bem-estar de seu efetivo”, frisou o major.

A temática abordada foi eleita em virtude da importância dessas ferramentas, que são meios imprescindíveis ao estabelecimento e fortalecimento de uma cultura organizacional pautada na integridade e transparência da gestão e que asseguram, quando utilizadas adequadamente, que a Instituição atue dentro de padrões éticos, legais e de governança, viabilizando a implementação de novos mecanismos e aprimorando os já existentes.

Além de apresentar o Programa, a ação visa levar ao conhecimento dos militares em formação os canais de denúncia existentes na Instituição, pelas vias eletrônica e física, difundidos por meio do site institucional da PMPR, por exemplo, cujas interações são analisadas e atribuídas aos órgãos competentes para deliberações ou pela Urna Online, disponibilizada pela Controladoria-Geral do Estado.

Comunicação Social PMPR