Polícia Militar inicia os trabalhos do Verão Paraná 2021/2022 na Costa Leste 18/12/2021 - 17:33

A Costa Leste vai receber um incremento pela Polícia Militar pelo Verão Paraná Viva a Vida 2021/2022 durante toda a temporada. Com efetivo capacitado, modernos equipamentos e viaturas, a Corporação vai atuar nos sete municípios litorâneos para prevenir crimes e atender a população. O lançamento oficial do Verão Paraná ocorreu na manhã deste sábado (18/12), na cidade de Matinhos (PR).

Representando o Governador do Paraná, o secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, mencionou o trabalho integrado de todos os órgãos envolvidos no planejamento do Verão Paraná, os quais dedicaram esforços e recursos para oferecer o melhor à população. “Esta é a época do ano em que refletimos e o momento em que as famílias se reencontram, querem viajar e descansar. Ver todas as forças de segurança e toda a estrutura de governo integrada é sinal de que teremos um verão com saúde, segurança e tranquilidade para nossos turistas”, afirmou. Ele dedicou ainda um reconhecimento a todos os servidores públicos que atuaram mesmo com a pandemia do coronavírus e arriscaram a própria vida para continuar atendendo as pessoas.

O Secretário da Segurança Pública do Paraná e Coordenador Estadual do Verão Paraná 2021/2022 Viva a Vida, Romulo Marinho Soares, ressaltou que foram aplicados aproximadamente R$ 40 milhões do Governo do Estado no plano estratégico desenvolvido em conjunto com todas as secretarias, autarquias e órgãos parceiros. “Apesar de termos lançado hoje o Verão Paraná Viva a Vida, o sucesso desta temporada já tem meio caminho andado, simplesmente por termos nos planejado e integrado ao longo dos últimos meses, em que destacamos objetivos, metas e recursos para que o cidadão seja atendido da melhor forma possível”, disse o secretário.

O lançamento dos trabalhos ocorreu na Avenida Atlântica, na Praia Brava de Matinhos. Uma tropa com frações de unidades especializadas da PM e do Corpo de Bombeiros esteve no evento para demonstrar à população a gama de missões que são desenvolvidas pela Corporação. A maior novidade foi o Falcão 08 do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), que recebeu nova pintura, agora caracterizado como uma viatura de bombeiros para atendimentos de prevenção, salvamentos e Suporte Médico.

“O reforço de policiamento ostensivo e preventivo será em toda a faixa litorânea, contando com bases móveis nos principais balneários para atender a população, prestar orientações e entregar a pulseira de identificação para crianças e idosos que frequentarem a praia, além das atividades operacionais”, detalhou o Subcomandante-Geral da PM, coronel Rui Noé Barroso Torres.

O efetivo da PM foi distribuídos nas subáreas de Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba, Paranaguá, Morretes e Antonina. A atuação diária e atendimento ao 190 será feito pelas equipes da Radio Patrulhamento do efetivo voluntário integrado ao 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), sob a coordenação do 1º Comando Regional da PM (1º CRPM). O Comando de Policiamento Especializado (CPE) também desdobrou efetivos para fazer ações específicas nas áreas de fiscalização e prevenção a crimes e infrações de trânsito, patrulhamento tático, policiamento motorizado com veículos e motocicletas, patrulhamento e fiscalização aquática, bem como o radiopatrulhamento aéreo e suporte com aeronaves.

Ao longo da orla, foram estabelecidos pontos com módulos móveis, onde o cidadão poderá receber orientações e repassar informações aos policiais militares. Nestes locais também serão distribuídas as pulseirinhas de identificação para que pais e responsáveis possam identificar crianças e idosos antes de acessar a praia, a fim de agilizar a localização caso se percam de seus familiares.

Assim como na última temporada, o Regimento de Polícia Montada (RPMon) fará parte do planejamento de policiamento preventivo e percorrerá pontos estratégicos do Litoral para reforçar ainda mais a presença da PM. O Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) aplicará equipes de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), da Companha de Choque e de Operações com Cães em suporte às equipes atuantes no Verão Paraná, em abordagens a pessoas e veículos, vistorias a estabelecimentos comerciais.

O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), por meio dos Postos distribuídos no Litoral, também reforçará os trabalhos com abordagens a veículos, verificação de documentação, operações com radares móveis e etilômetros, a fim de prevenir acidentes e crimes nas rodovias estaduais, principalmente a embriaguez ao volante e o excesso de velocidade.

Na área do meio ambiente, o Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV) vai estar desencadeando operações contra crimes ambientais, principalmente com relação a caça de animais silvestres, extração ilegal de palmito, desmatamento e pesca ilegal. As ações também incluem patrulhamento motorizado e aquático em toda faixa litorânea.

VERÃO PARANÁ VIVA A VIDA - O Verão Paraná Viva a Vida 2021/2022 é um projeto do Governo do Estado que consiste em intensificar o atendimento ao cidadão nas áreas de segurança pública, saúde, esporte, turismo, meio ambiente e educação no trânsito, entre outras. Diversos serviços essenciais ao cidadão serão ofertados ao longo do verão pelas secretarias, instituições e autarquias do estado.