Polícia Militar levou mais segurança aos veranistas e moradores do Litoral durante a temporada 07/03/2023 - 08:54

As ações da Polícia Militar, com reforço do efetivo durante o Verão Maior Paraná, causaram um prejuízo de mais de R$ 7,7 milhões ao crime organizado, por meio da apreensão de drogas, armas e outros objetos utilizados para o cometimento de crimes. O resultado foi apresentado nesta segunda-feira (6) pelo Governo do Paraná.

O reforço da PMPR permitiu a realização de diversas ações preventivas e ostensivas. Os policiais utilizaram novos equipamentos para trabalhar especificamente nas praias, sendo o principal deles os chamados UTVs, que são uma espécie de “”buggy” com capacidade para quatro pessoas e com tração 4x4, permitindo o deslocamento e atendimento rápido nas areias.

Ao todo, a PMPR atendeu 7.797 ocorrências nos sete municípios do Litoral. A principal delas foi a perturbação do sossego, com 1.211 atendimentos. As equipes policiais também realizaram abordagem de 37 mil pessoas, fiscalizaram 12 mil veículos e mais de 3 mil estabelecimentos.

A atuação dos policiais militares resultou em maior segurança aos moradores e visitantes das praias paranaenses. Na temporada, foram apreendidos 144 quilos de cocaína, 36,3 quilos de maconha e 3,5 quilos de crack, além de 31 armas de fogo e 34 veículos recuperados. As intervenções resultaram em mais de R$ 7,7 milhões de prejuízos ao crime organizado na região litorânea.

“A utilização de tecnologia embarcada, dos UTVs e também a integração com as demais forças estaduais e municipais, proporcionaram maior agilidade na atuação da Polícia Militar e o resultado mostra isso. Não tivemos grandes ocorrências e proporcionamos aos moradores e veranistas mais segurança durante toda a temporada”, frisou o comandante-geral da PMPR, coronel Sérgio Almir Teixeira.

Na opinião do secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Teixeira, a sensação de segurança de quem frequentou o Litoral e a região Noroeste neste verão decorreu do trabalho conjunto entre as forças de segurança.

“O segredo dessa operação foi a forte integração entre as forças policiais, mas também com as demais pastas do Governo do Estado e com os municípios. Executamos ações antes do início da temporada para reduzir a criminalidade e atuamos de forma ostensiva em toda a região, fazendo um trabalho preventivo e garantindo a segurança dos turistas e da comunidade”, disse.

Comunicação PMPR