Polícia Militar realiza operação contra crimes ambientais na Região Metropolitana de Curitiba 11/05/2023 - 16:50

A Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV), deflagrou nesta semana a segunda etapa da Operação Voo da Águia, com o objetivo de combater crimes ambientais na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A operação aconteceu entre os dias 07 de 09 de maio.

Durante a ação, os militares estaduais de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) do BPAmb-FV prenderam seis pessoas em flagrante e recuperaram 76 aves nativas mantidas em cativeiro. Além disso, foram apreendidas duas armas de fogo, 5 cartuchos intactos, 45 cartuchos deflagrados, chumbo, pólvora e espoletas para recarga. Os militares estaduais localizaram ainda um gambá e dois sabiás abatidos.

A operação também resultou na apreensão de materiais utilizados em atividades criminosas, incluindo uma serraria embargada, duas motosserras, duas espingardas, 45 cartuchos deflagrados e cinco cartuchos intactos. Além disso, foram encontrados chumbo, pólvora e espoletas para recarga de cartuchos.

As equipes de fiscalização também resgataram 76 aves nativas que estavam em cativeiro ilegal e que foram apreendidas durante a operação. Além disso, um gambá abatido e dois sabiás abatidos também foram encontrados e apreendidos.

A operação também resultou em uma serraria embargada e em 17 autos de infração ambiental, totalizando cerca de R$ 353 mil em multas aplicadas.

PRIMEIRA ETAPA – A primeira etapa da Operação Voo da Águia a Polícia Militar prendeu sete pessoas por diversos crimes ambientais, além da apreensão de 472 quilos de carvão vegetal, 126 toras de pinheiro araucária, seis pássaros silvestres, quatro espingardas e um revólver, além de aplicação de 22 autos de infração ambiental que totalizaram mais de R$ 600 mil em multas.