Policiais militares do COPOM arrecadam e doam 1,1 mil brinquedos para Projeto Amigos do Caximba 19/12/2023 - 17:04

Em um gesto solidário e carregado de espírito natalino, o Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) da Polícia Militar do Paraná realizou, nesta terça-feira (19), uma emocionante entrega de brinquedos para o projeto Biblioteca Amigos do Caximba, que atende as comunidades carentes do bairro Caximba, em Curitiba.

A ação, denominada "Natal Solidário COPOM", mobilizou os policiais militares que atuam nesta unidade e resultou na arrecadação expressiva de 1.164 brinquedos. Esses generosos presentes foram destinados a crianças que enfrentam desafios diários nas comunidades menos favorecidas, proporcionando-lhes um momento de alegria único neste período festivo.

O Centro de Operações tem a missão de atender as chamadas de emergência do 190 e coordenar o policiamento ostensivo na Capital e na Região Metropolitana de Curitiba. Este compromisso cotidiano de atender as demandas emergenciais proporciona aos policiais que atuam nesta unidade, uma compreensão íntima dos desafios enfrentados pela população, este engajamento ficou evidente através desta iniciativa, que vai além do cumprimento das obrigações com a segurança pública.

O Chefe do COPOM, tenente-coronel Márcio Stange da Cruz, explicou o sentimento que os policiais tiveram ao realizar este trabalho junto com a comunidade. “Nos emociona muito trazer um pouco de alegria para estas pessoas. Ao chegarmos aqui, várias crianças vieram nos cumprimentar, outras vieram nos abraçar e isto nos toca profundamente”, afirmou.

O projeto Biblioteca Amigos do Caximba, beneficiado por essa ação solidária, desempenha um papel crucial ao proporcionar apoio às comunidades carentes. Sendo assim, a parceria com a Polícia Militar reforça o compromisso conjunto de construir laços sólidos entre a Corporação e a população.

A Presidente e Coordenadora do Projeto, Edilaine Aparecida de Lima, explicou que “os brinquedos sempre ficam de lado, pois as doações de alimentos são a prioridade da instituição e, com certeza, estes brinquedos doados pelos policiais surgiram como uma magia de natal para estas crianças”, afirmou.

A campanha não apenas proporcionou presentes às crianças, mas também evidenciou a importância do espírito solidário para construir uma sociedade mais justa e harmoniosa.

PROJETO BIBLIOTECA AMIGOS DO CAXIMBA: a ONG surgiu no ano de 2011 com o intuito de reintegrar crianças e jovens carentes da comunidade do bairro Caximba, utilizando literatura, atividades lúdicas, trabalhos recreativos e musicalização. O trabalho é voluntário e sem fins lucrativos.

Atualmente, o projeto atende 437 pessoas, entre crianças, idosos e gestantes. Para o funcionamento, a ONG depende de doações, como roupas, alimentos, fraldas, materiais de higiene, remédios, materiais escolares, livros infantis, brinquedos, etc.

A instituição fica na Rua Francisca Beralde Pauline, nº 800, no bairro Caximba em Curitiba. Informações para doação podem se adquiridas no site: www.amigosdocaximba.org

Comunicação Social da PMPR.