Policial militar vence competição de jiu jitsu para atletas das forças de segurança 30/11/2022 - 11:55

O soldado Danilo Vicente Crecencio, lotado no 20º BPM,  foi o campeão da categoria Pesado da 3ª edição do Combate Tático Desarmado Brasil, que aconteceu no sábado (26) em Balneário Camboriú (SC). A competição, que se baseia no jiu jitsu, é voltada para atletas policiais e militares.

Crecencio é faixa preta de jiu jitsu, arte marcial que conheceu e começou a praticar há 12 anos dentro da PMPR.

Como é um atleta experiente, ele tem participado de diversos torneios de luta e recentemente foi campeão da categoria acima de 81 kg do Campeonato Sul-Americano de Jiu Jitsu Sem Kimono que aconteceu em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

Do torneio Combate Tático ele vem participando desde a primeira edição. Na 2ª, que aconteceu em junho deste ano, ele venceu as três primeiras lutas, mas perdeu a última por apenas um ponto e acabou ficando em segundo lugar.

Na edição do último dia 26 ele venceu as quatro lutas obrigatórias da competição e alcançou o troféu da categoria Pesado, da qual participaram atletas acima dos 80 kg.

“Para a 3ª edição eu intensifiquei os treinos, me preparei melhor e cheguei lá com muito mais vontade de ganhar. Consegui atingir quatro vitórias nas quatro lutas e fui o campeão desta 3ª edição, representando com muito orgulho a PMPR”, afirmou.

Além da vitória do soldado Crecencio, chegaram à semifinal do Combate Tático o cabo Leandro Kalinowski, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE/COE) e o soldado da PMPR, Rafael Teixeira Dias. Também competiram no evento o investigador da Polícia Civil, Luciano Fialho, e o soldado da PMPR, Thiago Vinícius de Oliveira.

O COMBATE - Durante a competição, os atletas vestem coturno, calça tática e camiseta e participam de quatro lutas de seis minutos cada em um tatame coberto de barro. O objetivo é simular o cotidiano dos agentes de segurança, aproximando as condições do combate a uma situação real de ocorrência policial. Durante a luta, eles aplicam golpes do jiu jitsu, buscando a imobilização do oponente.

O EVENTO - O combate tático desarmado é a primeira competição de jiu jitsu do mundo voltada para profissionais de segurança pública. Para a 3ª edição foram convidados 32 policiais atletas do Brasil para lutar, dentre eles policiais militares, policiais civis, agentes penitenciários, militares do exército, guardas municipais e outros.

O evento já tem as três próximas edições planejadas, sendo que um dos objetivos dos organizadores é migrar para outros estados. O Paraná, por ser referência em segurança pública no Brasil, está cotado para se tornar sede das próximas competições.

Comunicação PMPR com informações da SESP