Polícias Militar e Civil cumprem 12 mandados de busca e apreensão contra tráfico de drogas em Maringá 16/06/2021 - 14:00

Cerca de 70 policiais militares e civis participaram na operação Investida em Maringá nesta quarta-feira (16) para cumprir 12 mandados de busca e apreensão contra dois grupos envolvidos com tráfico de drogas. O trabalho de investigação foi do Núcleo de Maringá da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil, e do Serviço de Inteligência do 4º Batalhão da Polícia Militar. Dois homens foram presos e uma arma de fogo e porções de crack apreendidas.

O trabalho conjunto de investigação foi de dois meses, período em que foram monitoradas as atividades dos dois grupos que atuavam nos bairros Santa Felicidade, Odwaldo Bueno e Honorato Vechi. As equipes policiais constataram que os suspeitos disputavam território nesses locais para garantir o controle do comércio de drogas e a briga entre eles gerou tentativas de homicídio e insegurança para a população. A operação foi batizada de Investida por conta de represálias e questionamentos dos criminosos às pessoas que eles suspeitavam serem denunciantes da prática ilegal.

As equipes descobriram ainda que a atividade do tráfico aumentou o número de furtos praticados por usuários, que trocam os objetos, geralmente roubados, por drogas, além do envolvimento de adolescentes, os quais seriam recrutados pelos integrantes dos grupos para a venda e distribuição.

Após os levantamentos, foram expedidos os mandados que resultaram em dois presos (um homem que foi flagrado com pedras de crack e já tem antecedentes por tráfico, e outro que era foragido da justiça por estupro de vulnerável e foi localizado), além de uma arma de fogo e crack apreendidos.

“O resultado demonstra a eficiência das equipes, a sensação de segurança naqueles bairros foi aumentada e os moradores já têm externado agradecimentos pela ação conjunta da Polícia Militar com a Polícia Civil. Combatendo o tráfico de drogas estamos neutralizando outros crimes como homicídios, furtos e roubos”, avalia o comandante do 4º Batalhão, tenente-coronel Marcio Antônio dos Santos.

Durante a abordagem a um dos pontos da operação, um homem, de 37 anos, reagiu a chegada das equipes e houve confronto. Ele morreu no local. “Os policiais militares não se feriram nesta ação e foi apreendido um revólver de calibre .32. Ele ainda tinha um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas”, disse o tenente-coronel.

Os cumprimentos dos mandados judiciais envolveram as equipes de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), do Pelotão de Choque/Canil do 4º Batalhão, da Denarc, do Núcleo de Operação com Cães do Denarc, além de uma aeronave do Grupamento Aéreo da Polícia Civil (GOA).

O levantamento das polícias Identificou vários integrantes dessas organizações e, durante as investigações, antes das ações de hoje ,duas pessoas foram em flagrante, sendo que um dos alvos estava com dinheiro, moto e 200 gramas de cocaína, local que também foi abordado para cumprimento de um dos mandados de busca e apreensão. O outro indivíduo preso estava com porções de maconha.

Marcia Santos - Jornalista responsável