Processos e procedimentos ganham mais agilidade diante da normatização de gravações audiovisuais pela COGER 31/08/2020 - 17:44

Em agosto de 2020 a Polícia Militar do Paraná passou a utilizar a gravação audiovisual de oitivas em processos e procedimentos administrativos, após ser regulado pela Corregedoria-Geral. Esta medida foi adotada, buscando dar celeridade e seguimento aos expedientes instaurados na Corporação, os quais estavam com os prazos suspensos ou sob prorrogação, em razão da pandemia do COVID-19.

Para tanto, a Corregedoria-Geral, após pesquisa e testes, normatizou quais os equipamentos e softwares necessários, a fim de garantir a integridade, confiabilidade e segurança desta modalidade de produção de provas.

Ainda, foi descrito de forma detalhada como deve ser operacionalizada essa modalidade de oitiva, estabelecendo a forma adequada de utilização do sistema de gravação audiovisual, seja para a realização da oitiva presencial ou por videoconferência.

Nesse sentido foi desenvolvido um “Curso de Capacitação para Oitiva Audiovisual em Processos e Procedimentos” – modalidade ensino à distância (EAD), curso rápido para a capacitação de encarregados e escrivães, para estimular a utilização da ferramenta de forma mais eficiente e padronizada, além de trazer modelos da documentação a ser utilizada pelos militares estaduais.

Além disso, o curso aborda algumas técnicas de entrevista e interrogatório, o que pode contribuir para uma oitiva mais rica em detalhes, resultando num processo ou procedimento bem instruído. Acreditamos, ainda, que com a adoção dessa ferramenta tecnológica, além dos benefícios já citados, os processos e procedimentos poderão ser concluídos mais rapidamente!

Importante considerar também os impactos positivos para a preservação do meio ambiente que essa nova forma de atuação traz, pois reduz a utilização de papel, contribui para a mobilidade urbana, evitando-se deslocamentos das pessoas envolvidas e reduzindo os riscos com acidentes de trânsito de todos os envolvidos, bem como a redução de gastos com diárias e combustíveis.

Desta forma a Polícia Militar do Paraná inova mais uma vez, valorizando a justiça e primando pelo bem-estar da população paranaense!

                                                                                    

Corregedoria-Geral: 10 anos zelando pelos valores que sustentam a PMPR!