Programa BPTran nas Escolas realiza mais uma ação educativa para alunos do ensino fundamental 18/06/2025 - 12:07

Na manhã desta quarta-feira, 18 de junho, o Programa de Educação no Trânsito do BPTran, denomidado BPTran nas Escolas, esteve na Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, para mais uma edição do atendimento educativo voltado aos alunos do ensino fundamental. Com uma abordagem lúdica e interativa, a ação teve como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância da segurança no trânsito, tanto como pedestres, passageiros, ciclistas e até na postura dos motoristas, especialmente dos seus pais ou responsáveis.

Durante o encontro, os alunos aprenderam sobre os perigos do uso do celular ao volante, a necessidade de respeitar os limites de velocidade e os riscos do consumo de bebida alcoólica quando se está dirigindo, para corrigirem os adultos. Além disso, foram reforçadas as atitudes seguras para os pedestres, como atravessar somente na faixa e respeitar o semáforo, assim como a importância de estar sempre atento ao redor.

As crianças também receberam orientações sobre o uso correto do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção adequados para a idade e altura, além de regras para andar no banco da frente do carro. A segurança dos ciclistas também foi tema da ação, com dicas essenciais.

Para tornar o aprendizado ainda mais atrativo, as crianças puderam vestir a fardinha da Polícia Militar, soprar o etilômetro, participar de simulações e jogos interativos que despertaram o interesse e facilitaram a assimilação das informações.

O BPTran destaca-se por promover essa educação de forma constante nas escolas, visando formar futuros cidadãos mais conscientes e responsáveis, contribuindo para a construção de um trânsito mais seguro para todos.

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença! 

GALERIA DE IMAGENS