Projeto BPTran nas Escolas promove educação no trânsito para crianças do 4º e 5º ano na Escola Municipal Francisco Derosso 02/04/2024 - 15:11

Nesta terça-feira (2), o Projeto BPTran nas Escolas esteve presente na Escola Municipal Francisco Derosso, situada no bairro Xaxim, promovendo uma importante ação educativa para cerca de 60 crianças dos 4º e 5º anos. A iniciativa visa proporcionar conhecimentos sobre segurança no trânsito, orientando os alunos sobre comportamentos adequados como pedestres, ciclistas e passageiros, além de abordar formas de corrigir atitudes imprudentes observadas nos adultos.

A atividade, coordenada pela equipe do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), envolveu palestras interativas, dinâmicas de grupo e atividades práticas, com o intuito de sensibilizar as crianças para a importância de respeitar as normas de trânsito desde cedo. Durante as atividades, foram abordados temas como o uso correto da faixa de pedestres, a importância do uso do capacete para os ciclistas, os cuidados ao atravessar a rua e o respeito às sinalizações.

Além de fornecer informações essenciais sobre segurança no trânsito, o projeto também se propõe a corrigir comportamentos inadequados que muitas vezes são observados nos adultos e que podem ser replicados pelas crianças.

O Projeto BPTran nas Escolas tem como objetivo ampliar suas ações para outras instituições de ensino, contribuindo para a construção de uma cultura de respeito e segurança no trânsito desde a infância. A parceria entre a Polícia Militar e as escolas públicas e privadas demonstra o comprometimento das instituições em promover uma sociedade mais consciente para reduzir o número de sinistros, feridos e óbitos no trânsito.

Ao final da atividade, os alunos registraram a visita do mascote BOBTran com fotografias e foram incentivados a compartilhar os conhecimentos adquiridos com suas famílias e amigos, reforçando assim a importância da educação no trânsito para o bem-estar de todos.

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença!