Projeto “Em Frente Brasil” coloca quase 100 policiais nas ruas na primeira operação de 2021, em São José dos Pinhais 12/01/2021 - 19:13

Quase 100 policiais, entre militares estaduais, federais, guardas municipais, policiais civis e policiais rodoviários federais, estão reforçando o policiamento na cidade de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), nesta terça-feira (12/01). A Operação Integrada, coordenada pela Polícia Militar, faz parte do Projeto  “Em Frente Brasil” do Ministério da Justiça e Segurança Pública e serão feitas abordagens, operações bloqueios e patrulhamento ostensivo a fim de levar mais segurança à população.

De acordo com o Chefe do Estado-Maior do 6º Comando Regional da PM (6º CRPM) e Coordenador do Projeto Piloto “Em Frente Brasil”, tenente-coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, essa é a primeira Operação Integrada de 2021. “O Projeto tem como objetivo o combate à criminalidade violenta e já faz mais de um ano que estamos desenvolvendo esse trabalho aqui na cidade e tem surtido efeito, e hoje nós estamos desencadeando mais uma operação de prevenção e repressão aos crimes”, disse.

“A Operação Integrada é planejada para que todas as forças de segurança envolvidas na força-tarefa desenvolvam o seu trabalho dentro daquilo que lhe compete. Então essas equipes vão saturar a cidade de São José dos Pinhais com o bloqueio de vias, abordagens e revistas a pessoas e veículos suspeitos”, complementou o tenente-coronel Ribas.

O lançamento da Operação Integrada aconteceu na Praça 8 de Janeiro, no Centro de São José dos Pinhais, e contou com a participação da Prefeita Nina Singer. “É muito importante termos as forças unidas em prol da segurança e para combatermos a violência no nosso município, assim nossa população se sentirá mais segura”, disse.

Segundo o Comandante da Força Nacional que está em São José dos Pinhais, major Humberto Filho, o policiamento é feito com base em estudos para ter o melhor resultado possível. “Baseado nas estatísticas, nós observamos que essa força-tarefa tem surtido efeito na segurança da cidade e a Força Nacional, em conjunto com os outros órgãos de segurança, procura sempre atualizar a forma de atuação para que consigamos um resultado satisfatório”, disse.

Participam da Operação quase 100 agentes de segurança pública entre Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional. Por parte da Polícia Militar participam policiais da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM) e do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd), além do Helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) que auxiliará as equipes que atuarão nas ruas da cidade.

EM FRENTE BRASIL – O projeto-piloto da força-tarefa Em Frente Brasil, em São José dos Pinhais, é coordenado pelo Ministério da Justiça em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, e envolve a aplicação de efetivos da Força Nacional em conjunto com as forças federais, estaduais e municipais para combater a criminalidade e também de atividades de inclusão social.

A iniciativa está em andamento desde o dia 30 de agosto de 2019 e segue com previsão de atividade até março deste ano.