Reforço de policiamento e novas estratégias são discutidas durante reunião da PM e prefeituras da região de Paranavaí 29/07/2021 - 21:19

Os prefeitos de municípios da região Noroeste do estado tiveram a oportunidade de levar demandas sobre policiamento ao Comandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, durante uma reunião nesta quarta-feira (29/07) na sede do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM). O encontro faz parte do planejamento do Comando para verificar as necessidades do Interior do estado e buscar estratégias para combater o crime.

"Tenho visitado os municípios, conversado com os Comandantes das unidades, para verificar as estratégias adotadas para fazer frente à criminalidade local e para saber sobre a gestão do efetivo e como têm sido aplicada a escala extrajornada voluntária. Também conversamos com os prefeitos e constatamos que as demandas são comuns entre eles, principalmente no sentido de reforço de efetivo. Anotamos alguns apontamentos e nos comprometemos a dar uma resposta em breve", disse o coronel Hudson.

O coronel Hudson falou sobre as questões de efetivo e da expectativa com o concurso público em andamento para a contratação de 2 mil novos soldados para a PM e 400 novos soldados para o Corpo de Bombeiros. Ele ainda destacou a importância do programa de escala extrajornada voluntária, que tem possibilitado a melhora no policiamento de municípios que careciam de uma presença mais forte da Polícia Militar.

Dentre os questionamentos tratados na reunião pelos prefeitos foram a necessidade de reforço de efetivo, a incidência de furtos e roubos de gado e dúvidas sobre a aplicação da escala de extrajornada voluntária nos municípios. O coronel Hudson falou da preocupação com o policiamento rural e que há um planejamento para intensificar a atuação da PM. Ele também incentivou os prefeitos a se aproximarem da Polícia Militar para melhorar as ações de segurança pública.

A avaliação do coronel Hudson com a reunião foi de que haverá maior integração entre as prefeituras e a Polícia Militar, unindo esforços contra a criminalidade. "Eles se dispuseram a participar de um convenio com a PM com a situação da extrajornada o que vai melhorar bastante o policiamento na região", explicou o coronel.

O prefeito de Atalaia, Carlos Eduardo Mariani, destacou a importância de receber o Comandante-Geral da PM na região. "É muito importante ter esse contato e nos permite discutir melhorias ", falou na reunião. A prefeita de Floraí, Edna de Lourdes, elogiou a iniciativa da PM em promover o encontro. "Realmente isso nos valoriza e nos sentimos acolhidos com a presença do Comando-Geral", afirmou.

PRESENÇAS - Estiveram na reunião o prefeito de Amaporã, Mauro Lemos; o prefeito de Atalaia, Carlos Eduardo Mariani; o prefeito de Cruzeiro do Sul, Marcos Cesar; a prefeita de Floraí, Edna de Lourdes; o prefeito de Mirador, Fabiano Travain; o prefeito de Paraíso do Norte, Beto Vizzotto; o prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Gomes; o prefeito de Santo Antônio do Caiuá, Gabriel Fachiano; o prefeito de Terra Rica, Julio Cesar da Silva; o prefeito de Uniflor, José Bassineto; o vice-prefeito de Paranacity, Jorge Alves; o vice-prefeito de Tamboara, Valdecir, o vice-prefeito de Atalaia, José Carlos; o vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Marcio Leandro; o vice-prefeito de Nova Esperança, Wilson Roberto; o vice-prefeito de Paranacity, Jorge Alves Farias.