Rinha de galo é descoberta pela Polícia Ambiental em Colorado (PR); 110 aves foram apreendidas e 16 pessoas encaminhadas 27/07/2020 - 12:06

Marcia Santos
Jornalista Responsável

 

Uma denúncia pelo 181 Disque-Denúncia na madrugada desta segunda-feira (27/07) auxiliou os policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV) a localizar uma rinha de galo na área rural de Colorado, no Noroeste do estado. Ao todo, 130 aves foram apreendidas. As equipes policiais e agentes sanitários aplicaram multas que totalizam mais de R$ 1,1 milhão e encaminharam 16 pessoas para lavratura de Termo Circunstanciado.

 

A abordagem dos policiais ambientais contou com o apoio de equipes da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (9ª CIPM) a uma chácara onde havia as lutas entre as aves. Na chegada das equipes à propriedade, consta no Boletim de Ocorrência que as pessoas fugiram a pé pelos fundos do terreno e abandonaram seus respectivos veículos. Ao todo, foram identificados 28 veículos, entre motos e automóveis.

 

No local foram encontradas 110 galos, 10 galinhas e 10 frangos vivos, a maioria com lesões e ferimentos causados por maus tratos e duelos. Outras oito aves que estavam mortas foram encaminhadas para descarte. Os policiais constataram que os animais eram mantidos em viveiros com pouca ventilação e que havia oito arenas para o acompanhamento das lutas.

 

Diante da grande quantidade de aves, a Vigilância Sanitária local indicou um agricultor como fiel depositário dos animais, que não poderá comercializar, consumir ou se desfazer das aves. Durante os procedimentos, 16 pessoas foram abordadas e encaminhadas para a lavratura de Termo Circunstanciado.

GALERIA DE IMAGENS