SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES 25/04/2022 - 17:11

Dia 21 de abril é uma data comemorativa por homenagear o Patrono das Polícias e Bombeiros Militares do Brasil, conhecido como Tiradentes.

Joaquim José da Silva Xavier foi apelidado de Tiradentes por desempenhar a atividade de dentista amador. Ingressou na carreira militar como alferes do regimento de cavalaria e lutou pela emancipação e independência do Brasil em relação à Coroa Portuguesa, episódio da nossa história conhecido como Inconfidência Mineira, que o consagrou como um herói nacional. Sua trajetória é um dos símbolos de patriotismo, pois serviu como mártir em prol da liberdade de ideias e convicções que inspiraram o Brasil daquela época.

Outro ponto marcante de sua história foi a declaração da frase “O papel mais arriscado, quero-o para mim”.

Foi condenado a forca no dia 21 de abril de 1792 pela Coroa Portuguesa.

A luta e o sacrifício de Tiradentes mostrou todo o seu amor e devoção pelo Brasil, tornando-o patrono das Polícias e Bombeiros Militares do Brasil, os quais fazem o juramento de proteger a nação com a própria vida se preciso for.

Por esta razão, no último dia 21 houve o desfile da tropa na Academia Policial Militar do Guatupê e para o seu Comandante, Tenente-Coronel Waldick Alan De Almeida Garrett, “Tiradentes é um herói que deixou seu exemplo para a história e os Policiais Militares de hoje se inspiram muito nesse ícone de valores como honra e lealdade a Pátria”. Ao final, afirmou que a APMG tem como ordem prática usar questões do passado como ensinamento para o futuro, melhorando os serviços prestados a sociedade.

Também esteve presente o Grão-Mestre Maçom da Loja Grande Oriente do Brasil, Cristian Flores, que agradeceu e declarou “sinto-me honrado em poder participar de um movimento cívico, onde destacamos o nosso amor pela Pátria em um momento tão importante para toda a nação brasileira. A maçonaria paranaense tem os seus valores alicerçados nos mesmos valores que moveram Tiradentes para fazer todo o trabalho que realizou”. Encerrou parabenizando todos os envolvidos no desfile.

Estiveram presentes no evento o Comandante-Geral da PMPR, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, respondente pelo Subcomando-Geral, Coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse, o Corregedor Geral, Coronel Dorian Nunes Cavalheiro, o Comandante do 3º CRPM, Coronel Carlos Alberto Rodrigues Assunção, o Diretor de Inteligência, Coronel Wagner Lúcio dos Santos, o Diretor da Diretoria de Pessoal, Coronel Alex Erno Breunig, o Diretor de Saúde, Mauro Fernando Kurten Ihlenfeld, o Diretor de Apoio Logístico e Financeiro, Coronel Carlos Eduardo Cidreira, o Comandate da CPE, Mario Henrique do Carmo, o Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil, Luis Mario Luchetta, o Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná, Marco Antônio Correa de Sá, o Grão-Mestre do Grande Oriente do Paraná, Cristian Flores, além dos familiares dos alunos do Colégio da Polícia Militar.

Comunicação Social da PMPR