São José dos Pinhais, na RMC, recebe mais uma Operação Integrada do programa Em Frente Brasil 28/01/2021 - 18:27

Cerca de 95 policiais militares (estaduais e federais) e guardas municipais estão nas ruas de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, em mais uma Operação Integrada. O lançamento aconteceu às 16 horas na Praça 8 de Janeiro, no centro da cidade, e faz parte da Força Tarefa Em Frente Brasil do Governo Federal.

De acordo com o Comandante interino e Subcomandante do 17º BPM, major Alessandro Galeski, a operação tem como objetivo reduzir os índices de criminalidade violenta na cidade. “Hoje estamos com diversas forças, que compõem a Operação Integrada, e que irão atuar em todo o município com abordagens, bloqueios, saturação e permanência em alguns locais”, disse.

“Há 15 dias nós tivemos uma operação como essa e o resultado foi extremamente positivo, tanto no dia da operação, quanto nos dias seguintes. Então há uma visível redução nos principais índices de criminalidade no município”, explicou o major Galeski.

Participam da Operação Integrada, policiais militares do 17°BPM, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), por meio da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) do 22°BPM, do Regimento de Polícia Montada (RPMon), da Força Nacional e agentes da Guarda Municipal de São José dos Pinhais.

“A população pode contar com todas essas equipes que estarão em patrulhamento nas ruas do município de São José dos Pinhais atendendo as demandas, pois o nosso principal objetivo é o policiamento preventivo”, destacou o major Galeski.

De acordo com o subtenente Cleber Alan Silva de Souza, da Força Nacional, a presença constante das equipes de segurança nas ruas da cidade tem apresentado resultados positivos. “A Força Nacional vem atuando nos bairros com maiores índices de criminalidade violenta em apoio à Polícia Militar e a Guarda Municipal. E em todos os dias que estamos nas ruas o trabalho preventivo vem dando resultado”, disse.

EM FRENTE BRASIL – O projeto-piloto da força-tarefa Em Frente Brasil, em São José dos Pinhais, é coordenado pelo Ministério da Justiça em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, e envolve a aplicação de efetivos da Força Nacional em conjunto com as forças federais, estaduais e municipais para combater a criminalidade e também de atividades de inclusão social.

A iniciativa está em andamento desde o dia 30 de agosto de 2019 e segue com previsão de atividade até março deste ano.