Secretário de Segurança Pública conversa com policiais militares durante visita a Batalhão da PM em Londrina (PR)
10/04/2019 - 15:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O Secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná, General Luiz Felipe Kraemer Carbonell, que acompanha o Governador Carlos Massa Ratinho Junior em Londrina (PR), se reuniu com os oficiais comandantes de unidades da Polícia Militar do Norte do estado nesta quarta-feira (10/04). O encontro foi no 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), pertencente ao 2º Comando Regional de Polícia Militar (2º CRPM). Foram apresentados resultados das ações policiais e discutidas estratégias para melhorar a atuação da PM na região.
 
Durante um café da manhã, o secretário Carbonell conversou com os oficiais sobre as metas e intenções da secretaria de segurança pública. “Não conseguimos fazer as coisas da noite para o dia, mas temos planejamento de evolução pela própria Polícia Militar como, por exemplo, o aumento de vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), que subiu para 32. Também vamos estudar os critérios de promoção da Polícia Militar, fazendo com que a promoção seja o reflexo da dedicação do militar estadual”, disse.
 
O Comandante do 2º CRPM, coronel Luiz Roberto Costa, e o Comandante do 5º BPM, tenente-coronel Sandro Alberto Segovia, receberam o secretário e conversaram sobre as demandas da região. Esteve em pauta diversos assunto ligados a atuação preventiva da PM, por meio de palestras e programas sociais, bem como as preocupações com a criminalidade, especificamente sobre os casos de roubo de sementes, de cabos telefônicos e de defensivos agrícolas, sendo verificada a necessidade reforço da atuação das unidades para inibir essas situações. Foi destaque ainda o chamamento dos policiais da reserva remunerada para o Projeto Escola Segura. São 74 vagas disponibilizadas para Londrina.

O comandante do 5° BPM explicou ao secretário Carbonell as modalidades de policiamento aplicadas nas cidades de responsabilidade da unidade (Londrina, Tamarana, Ibiporã, Jataizinho e Cambé). A população conta com os serviços da Radiopatrulha, da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), do Pelotão de CHOQUE, da Cavalaria de Trânsito e do Ciclopatrulhamento.

Os integrantes das unidades da PM apresentaram ainda um panorama das ações comunitárias feitas na região. Dentre os destaques estão a arrecadação de fraldas e chocolate para pessoas necessitadas na região de Ivaiporã, feita pela 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (6ª CIPM); o projeto “Cidadão Mirim” do 5º BPM (região de Londrina); o “Projeto Apoio à Casa da Criança” e a “Campanha do Agasalho e do Brinquedo”, pelo 18º BPM (região de Cornélio Procópio); “Polícia Militar Integrada” e projeto “Jovens Promissores” do 2º BPM (região de Jacarezinho); a entrega de kit de higiene/beleza no Hospital do Câncer de Londrina pela 4ª CIPM; a “Oficina de Trânsito”  feita pela 7ª CIPM em Arapongas e o projeto “10º Batalhão e Cidadania” feito em Apucarana.
 
Ao longo de 2018 as unidades pertencentes ao 2º Comando Regional dezenas de operações de combate à criminalidade. Pela 6ª CIPM foram 66; o 5º BPM realizou 76 operações; pelo 18º BPM foram 121 operações; na região do 2º BPM foram realizadas 362 operações; pela 4ª CIPM foram 210 operações; já o 15º BPM realizaram 33 operações; a 7ª CIPM realizou 86 operações e o 10º BPM realizou 47 operações.
 

GALERIA DE IMAGENS