Solenidade marca chegada de novo Comandante no 3º Batalhão, em Pato Branco (PR) 09/03/2020 - 11:55

Por Marcia Santos
Jornalista responsável

Durante solenidade, o 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), pertencente ao 5º Comando Regional de Polícia Militar (5º CRPM), recebeu o novo Comandante, major Vicente Carvalho Júnior. A cerimônia, que ocorreu na sexta-feira (06/03), se iniciou na sede da unidade, em Pato Branco (PR).

O tenente-coronel Getúlio Ferreira de Lima, que nessa solenidade entregou o comando ao major Vicente, foi homenageado na galeria dos ex-Comandantes da unidade na sala do Comando do 3º Batalhão, onde se iniciou o evento, que logo após, seguiu para o auditório do Serviço Social do Comércio (SESC) do município para o ato solene.

“Na função derradeira de sua carreira, no Comando do 3º BPM, deixou sua marca registrada por ser um profissional altamente dedicado, honesto, proativo, líder, de conduta ilibada, sendo exemplo a ser seguido pelos seus comandados”, disse o Comandante do 5º CRPM de Cascavel, coronel Dorian Nunes Cavalheiro, como um elogio individual ao ex-comandante. O tenente-coronel Getúlio ainda recebeu o livro funcional, marco de encerramento da carreira na instituição que contém a vida funcional do militar estadual.

O tenente-coronel Getúlio assumiu o comando do 3º BPM em dezembro de 2018, onde permaneceu até março de 2020, alcançando a reserva remunerada após 35 anos dedicados à corporação. Ingressou na Polícia Militar do Paraná como Soldado, em 1988, e seguiu carreira como Oficial a partir de 1990. Atuou como Comandante da 6ª Companhia de Polícia Rodoviária, Comandante da 2ª Companhia PM de Palmas, Oficial Chefe das seções de Pessoal e de Planejamento, e Subcomandante do 3º BPM. Frequentou diversos cursos e aperfeiçoamentos voltados à segurança pública, como o Curso de Controle de Distúrbios Civis e o Curso de Gestão em Segurança Pública. Possui formação acadêmica em Letras Português/Inglês, Pós-graduação em Planejamento e Controle da Segurança Pública, Administração com ênfase em Segurança Pública, e Direito Penal e Criminologia.

Já o novo Comandante do Batalhão, major Vicente Carvalho Júnior, ingressou na Polícia Militar do Paraná em 1996, quando iniciou o Curso de Formação de Oficiais na Academia Policial Militar do Guatupê. Possui formação acadêmica em Direito, pós-graduação em Direito Público, pós-graduação em Administração com ênfase em Segurança Pública, pós-graduação em Segurança Pública e diversos cursos na área de ações táticas policiais, sendo instrutor de tiro policial, tática para confrontos armados e de tecnologias menos letais. Dentre as funções desempenhadas destacam-se o comando do GOE-Grupo de Operações Especiais, do 2º Pel./2ª Companhia PM, em Dois Vizinhos, comando da 1ª Companhia PM, em Pato Branco, da 1ª Companhia PM do 21º BPM, da 3ª Companhia PM, em Coronel Vivida e Subcomandante do 3º BPM.

No evento estiveram presentes o Deputado Estadual Luiz Fernando Guerra, o Deputado Estadual Wilmar Reichembach, o Coronel Dorian Nunes Cavalheiro, Comandante do 5º CRPM de Cascavel, o tenente-coronel Alex Evandro Ciotta, Comandante da 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada do Exército de Palmas, o tenente-coronel Sérgio Almir Teixeira, Chefe do Estado Maior do 5º CRPM, o tenente-coronel Rubens Garcez da Luz, Comandante do 6º BPM de Cascavel, o tenente-coronel Júlio Cesar Vieira da Rosa, Comandante do 11º BPM de Campo Mourão, o tenente-coronel Marcos Kamakawa, Comandante do 14º BPM de Foz do Iguaçu, o tenente-coronel RR e Ex-Comandante do 3º BPM Marino Ari Burille, o tenente-coronel RR e Ex-Comandante do 3º BPM Ivo Patrick Brandalize, o tenente-coronel RR e Ex-Comandante do 3º BPM Robertinho da Luz Dolenga.

Também se encontravam lá autoridades como o major Edson Roberto Cechinel da Silva, Comandante do 21º BPM de Francisco Beltrão, o major Heitor Soster, Comandante do 10º Grupamento de Bombeiros de Francisco Beltrão, o major Alecsander Aparecido Dornelas, Comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros Independe de Pato Branco, o major Valmir de Souza, Subcomandante do 19º BPM de Toledo, o Capitão José Batista dos Santos, Comandante da 6ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual, o Capitão Vilmar Rosa, Comandante da 5ª Companhia do 2º BPM de São Lourenço do Oeste-SC, o Prefeito de Coronel Vivida, Frank Ariel Schiavini, o Prefeito de Bom Sucesso do Sul, Nilson Antônio Feversani, o Prefeito de Mariópolis, Tobias Gheller, o Vice-Prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Pato Branco, Moacir Gregolin, o Delegado Chefe da 5ª Subdivisão Policial, Helder Andrade Lauria, e demais autoridades civis e militares.