Solenidade marca a troca de Comando do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) em Curitiba 22/06/2021 - 17:46

O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) recebeu, na manhã desta terça-feira (22/06), o novo comandante da unidade. Na ocasião, o tenente-coronel Marcelo Toniolo de Oliveira passou a função ao major Ricardo da Costa durante uma solenidade no Colégio da Polícia Militar (CPM) em Curitiba, Capital do estado, e segue para a Reserva Remunerada.

O evento de passagem de comando contou com a participação do Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira. “O tenente-coronel Toniolo teve uma passagem importante pela PMPR, tanto na área operacional, quanto na área de ensino e deixa um legado extenso para a nossa Corporação. O major Costa já tem experiência na área de ensino, conhece muito o programa Proerd e tenho certeza que será um ótimo Comandante para o BPEC”, disse.

Durante o discurso, o coronel Hudson agradeceu o tenente-coronel Toniolo pelos 30 anos dedicados à PMPR e o parabenizou pelo trabalho desempenhado. “Nós somos muito gratos por tudo que você fez, pois desde que entrei na polícia militar tive o privilégio de ter instruções na APMG e de trabalhar ao lado do tenente-coronel Toniolo”, complementou.

O BPEC é uma unidade especializada da Polícia Militar do Paraná, subordinada ao Subcomando Geral da PMPR. Durante o evento, o Subcomandante-Geral, coronel Rui Noé Barroso Torres, destacou a importância da unidade na Segurança Pública do estado. “O BPEC é uma das unidades mais importantes na Polícia Militar do Paraná e por isso, com o aval do Alto Comando da Corporação, o major Costa foi escolhido para assumir essa função e tenho certeza que ele dará continuidade no ótimo trabalho desempenhado pelo tenente-coronel Toniolo”, disse.

O tenente-coronel Toniolo assumiu o Comando do BPEC em Novembro de 2020, após exercer a função de subcomandante da unidade por dois anos e meio, e agora segue para a Reserva Remunerada. “Estou muito feliz por, após 30 anos, ter realizado muitos sonhos e objetivos, como comandar o CPM e o BPEC”, disse.

“Hoje encerro um dos ciclos mais importantes da minha vida. Fico muito feliz em me despedir da PMPR dentro do CPM, pois foi aqui que tive as primeiras experiências junto à Polícia Militar, quando eu ainda era aluno do Ensino Médio. Aproveito para agradecer todas as pessoas que estiveram comigo nesses 30 anos, sejam superiores hierárquicos, subordinados, pares, professores e funcionários civis”, complementou o tenente-coronel Toniolo.

Durante a solenidade, após o ato de passagem de comando, foi entregue a insígnia do BPEC ao major Costa e logo em seguida feito o descerramento do quadro do tenente-coronel Toniolo que será colocado na galeria de ex-comandantes da unidade. As esposas dos oficiais também foram homenageadas e a elas foi entregue uma flor, como forma de agradecimento por emprestar os seus companheiros à corporação.

Há 28 anos na Polícia Militar do Paraná, o major Ricardo da Costa é natural de Curitiba e entre 2009 e 2014 comandou a 1ª Companhia do BPEC e desde 2020 estava exercendo a função de chefe da 3ª Seção do Estado-Maior do 22º Batalhão de Polícia Militar (22º BPM) em Colombo. “Com o retorno gradativo das aulas nós voltaremos a implantar todas as fases da Patrulha Escolar nas escolas, a aplicação do PROERD, estamos estudando para voltar de forma híbrida, pois é muito importante na prevenção das drogas”, disse o novo comandante do BPEC, major Costa.

Marcia Santos - Jornalista responsável