Solenidade marca a troca de comando do 12⁰ Batalhão da PM em Curitiba 30/11/2021 - 18:22

O 12⁰ Batalhão de Polícia Militar (12⁰ BPM), responsável pelo policiamento na região central de Curitiba, recebeu na manhã desta terça-feira (30/11) o seu novo comandante durante uma solenidade militar. O evento aconteceu no auditório do Colégio da Polícia Militar e, na ocasião, o tenente-coronel Marcelo Krainski de Lima passou a função ao major Rodrigo Giovani Beckert.

O Subcomandante-Geral da PMPR, coronel Rui Noé Barroso Torres, enalteceu o trabalho desenvolvido pelos oficiais até o momento. “Essa troca é natural dentro da nossa Corporação e eles estão prontos para as novas missões, pois são competentes e se esforçaram para chegar nesse nível de excelência e serem promovidos ao cargo de Comandante de unidade. Desejo sucesso a ambos e que eles se destaquem cada vez mais em suas funções”, disse.

O 12º BPM é subordinado ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), que compreende Curitiba e Região Metropolitana (RMC), e é responsável pelo policiamento de 28 bairros, abrangendo a região central e Noroeste da Capital. Para o Comandante do 1º CRPM, coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, a escolha do major Beckert foi estratégica para assumir o comando desta unidade.

“De acordo com o histórico e a experiência do major Beckert, nós sabemos que ele conduzirá, de uma maneira satisfatória, e eficiente essa unidade que é responsável por uma área muito importante da nossa cidade, que é a região central, onde mora e circula milhões de pessoas todos os dias”, explicou o coronel Ribas.

Durante a solenidade, o coronel Ribas fez um elogio individual ao tenente-coronel Krainski e destacou o período que esteve à frente do 12º Batalhão. “Ele sempre pautou as situações na integridade, competência e lealdade, além de ações que impactaram na segurança pública com ações ostensivas e de inteligência, voltada para a diminuição de delitos e, consequentemente, o aumento da sensação de segurança em todos os bairros”, disse.

O tenente-coronel Krainski atuou durante 11 meses como Comandante do 12º BPM e agora segue para a Corregedoria da Polícia Militar do Paraná, como Corregedor Adjunto. “Esse período que estive a frente desta unidade foi um peculiar, por causa da pandemia, mas só foi positivo por causa das praças e oficiais que trabalham diuturnamente para levar mais segurança para a nossa população. Estou muito feliz com o que nós conseguimos fazer durante esses meses e a partir de agora temos novos objetivos e, com certeza, daremos o nosso melhor”, disse.

O major Beckert é natural de Curitiba e ingressou na Polícia Militar do Paraná em fevereiro de 1994. É formado em direito e possui pós-graduação em administração de pessoas com ênfase no setor público, administração pública, direito administrativo disciplinar, gestão de aprendizado e análise criminal. Já atuou no Estado-Maior da PMPR, no Comando-Geral, na Diretoria de Finanças e por último estava como Subcomandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).

“Estou com uma grande expectativa por assumir essa unidade, pois ele tem uma estratégia muito relevante no âmbito da Polícia Militar do Paraná, pois além de todos os outros bairros é responsável também pela região Central da Capital do estado. O nosso compromisso é manter a forma com que a unidade estava sendo, muito bem conduzida pelo tenente-coronel Krainski, com o empenho máximo”, disse o major Beckert.

Ainda segundo o novo Comandante, o 12º Batalhão já tem preparado o policiamento para o período do final do ano, que é quando as pessoas saem mais às ruas para as compras. “Após esse período de pandemia, as pessoas então voltando a circular com mais frequência e a economia está sendo movimentada. Por isso, já temos um planejamento para esse período, com o exemplo da Operação Natal, que acontece todo ano, com todo o nosso efetivo e também com o apoio de unidades especializadas”, complementou o major Beckert.

Também estiveram presentes na solenidade o Comandante do CPE, coronel Wagner Lúcio dos Santos; o Diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade, coronel Altemistoncley Diogo Rodrigues; o Diretor de Pessoal da PMPR, coronel Alex Erno Breunig; o Assessor Militar da SESP, coronel Adilson Correia dos Santos; o Ajudante-Geral da PMPR, coronel William Kuczynski; Respondendo pelo Comando do 4º CRPM, tenente-coronel Renato dos Santos Taborda; o Chefe do Estado-Maior do 1º CRPM, tenente-coronel Robson Alves; o Comandante do 23º BPM, tenente-coronel Renato Micrute; o Comandante do 17º BPM, tenente-coronel Jean Rafael Puchetti Ferreira;  o Chefe da Diretoria de Apoio Logístico, tenente-coronel Adilson da Silva; o Comandante do 13º BPM, tenente-coronel Darany Luiz Alves de Oliveira; o Comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), tenente-coronel Fernando Klemps; Diretor interino de Ensino e Pesquisa da APMG, tenente-coronel Mario Henrique do Carmo; A Juíza de Direito da 7ª Vara Cível, Carla Melissa Martins Tria e o Juíz de Direito da Comarca de Piraquara, Sergio Bernardinetti.