Solenidade na APMG marca a conclusão do IV Curso de ROCAM 23/05/2024 - 16:17

Uma solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (23), na Academia Policial do Guatupe (APMG), em São José dos Pinhais, marcou o encerramento do IV Curso de ROCAM (Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas) e a formatura de 18 policiais militares. O curso visa capacitar os agentes no enfrentamento da criminalidade urbana, com aplicação de motocicleta.

Promovido pela Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (CIROCAM), o Curso iniciou no dia 1º de abril com 37 alunos e, ao longo de sete semanas, foram ministradas instruções voltadas ao motopatrulhamento tático, como pilotagem de alto risco, tiro policial montado, doutrina ROCAM, entre outras. O treinamento rigoroso prepara os policiais para operar eficazmente em ambientes urbanos complexos, onde a mobilidade e agilidade das motocicletas são cruciais.

Entre os formandos, agora chamados de “Cavaleiros de Aço”, havia um policial militar de Santa Catarina e outro do Mato Grosso do Sul, evidenciando a relevância e o alcance nacional do treinamento oferecido pela Polícia Militar do Paraná (PMPR).

O Comandante da CIROCAM, major Carlos Cesar de Souza Peres, enfatizou a importância do treinamento contínuo para os policiais que utilizam motocicletas. “Diferente de uma viatura policial, a motocicleta, por mais tecnológica que seja, ainda não possui airbags, cinto de segurança e célula de vida”, afirmou. “Ela cobra muito caro qualquer erro em sua condução, desta forma, o policial deve estar em constante aprimoramento”, concluiu.

O evento contou com a presença do Subcomandante-Geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer; do Diretor de Ensino e Pesquisa, coronel Dalton Gean Perovano; do representante da SESP, coronel veterano Wagner Lúcio dos Santos; do Chefe do Estado-Maior do Comando de Missões Especiais (CME), tenente-coronel Marco Antônio da Silva; demais autoridades, oficiais, praças e familiares.

Os formandos agora retornam às suas respectivas unidades e Corporações, prontos para aplicar o conhecimento adquirido e contribuir de forma decisiva para a manutenção da segurança pública.

Comunicação Social da PMPR.