Subcomandante-Geral visita sede de Pelotão de unidade ambiental em Guaratuba 30/12/2025 - 15:23

Nesta terça-feira (30), o Subcomandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer, visitou a sede do 2º Pelotão da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), unidade responsável pela circunscrição dos municípios de Guaratuba e Matinhos, no litoral do Estado. A agenda institucional teve como objetivo acompanhar de perto a rotina operacional, as demandas locais e o trabalho desenvolvido pelas equipes de policiamento ambiental em uma região estratégica para a preservação da Mata Atlântica.

O Subcomandante-Geral foi recebido pelo comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, tenente-coronel Álvaro Gruntowski e, durante a visita, o subtenente Rodrigo Figueiredo Cainelli, policial militar há trinta e três anos e atual comandante do pelotão, apresentou aspectos estruturais da sede, o planejamento operacional, os resultados obtidos e os principais desafios enfrentados no cumprimento da missão de proteção ambiental.

ATUAÇÃO AMBIENTAL NO LITORAL – O Subtenente Rodrigo Figueiredo Cainelli destacou que o policiamento ambiental na região envolve uma ampla gama de ações voltadas à preservação dos recursos naturais e ao cumprimento da legislação ambiental. Segundo ele, a fiscalização de flora e fauna é uma das principais atribuições da unidade, com especial atenção ao combate ao desmate ilegal, atualmente a maior incidência de ocorrências atendidas pelas equipes, em consonância com a missão institucional do BPMA de proteger áreas florestais, mananciais e unidades de conservação.

Após a visita à sede do Pelotão, o Subcomandante-Geral acompanhou um patrulhamento aquático pela região da Baía de Guaratuba, onde pode verificar algumas das características da região. A visita institucional reforçou a importância do BPMA no contexto da preservação ambiental e do policiamento especializado no litoral do Paraná, evidenciando o compromisso da Polícia Militar do Paraná com a proteção do meio ambiente, o cumprimento da legislação e a manutenção do equilíbrio ambiental em benefício da sociedade.

HISTÓRICO DO BPMA – Sua efetiva atuação iniciou-se em 04 de abril de 1957, com a criação do Corpo de Polícia Florestal, subordinado à Polícia Militar do Paraná e consolidado ao longo de décadas como Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) integra atualmente o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) e conta com policiais militares ambientais distribuídos em bases operacionais por todo o Paraná. A unidade atua no policiamento ostensivo ambiental, na fiscalização de atividades potencialmente degradadoras e no desenvolvimento de ações educativas junto à comunidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Estado.

Centro de Comunicação Social da PMPR.

GALERIA DE IMAGENS