Turma Pioneira da APMG é homenageada durante solenidade em São José dos Pinhais, na RMC 25/11/2021 - 17:00

A primeira turma de oficiais a se formar na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em 1971, foi homenageada durante uma solenidade em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (25/11) na APMG, que foi homenageada com uma Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), proposta pelo Deputado Estadual coronel Lee.

O Chefe da Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade (DDTQ), coronel Alex Erno Breunig, que na ocasião estava representando o Comandante-Geral, coronel Hudson, destacou a importância de homenagear os veteranos da corporação. "É sempre importante valorizarmos aqueles que nos antecederam e que construíram a Polícia Militar, a segurança pública do nosso estado e nos trouxeram até aqui. Enaltecer esse nosso passado é saber de onde viemos e aproveitar essas experiências para construir o futuro", disse.

Para o Comandante da APMG, tenente-coronel Waldick Alan de Almeida Garrett, essa é uma forma de reconhecer os Veteranos da Polícia Militar nos 50 anos da Academia e da formação desses oficiais. "Nós aproveitamos essa data para entregar a esses militares estaduais a Medalha da APMG, que foi feita em homenagem aos 50 anos da Academia e também uma Menção Honrosa aos ex- Comandantes da APMG, proposta pelo deputado estadual coronel Lee", explicou.

O Desembargador Miguel Kfouri Neto foi um dos cadetes que se formaram no ano de 1971 na APMG e recebeu a medalha da Academia. "Retornar para esse lugar é sempre muito prazeroso, pois desperta muitas lembranças e receber essa medalha é significativo, não apenas para aqueles que estão aqui hoje, mas também para os que já partiram e estão vivos nas nossas memórias", disse.

O Rogério João Baggio foi outro cadete da Turma Pioneira da APMG e também participou do evento e recebeu a medalha em homenagem. "É uma honra retornar onde nós fomos forjados, onde conhecemos a realidade da Segurança Pública e foi uma carreira memorável, sendo anos de luta, colaboração, alguns sofrimentos, mas muitas vitórias. Em 1986 eu saí da PM para integrar o Ministério Público, mas dentro de mim sempre queimou o ardor do oficialato e sempre tive comigo sendo um policial militar", disse. 

O deputado estadual coronel Lee explicou o motivo de ter feito a proposição da Menção Honrosa aos ex-Comandantes da APMG e à própria Academia. "Essa é uma forma de agradecimento a todos aqueles que trilharam o caminho para as próximas gerações de policiais militares, sejam oficiais ou praças, e também reconhecer a importância da Academia na formação dos nossos valorosos militares estaduais".

Participaram também do evento o Desembargador José Augusto Gomes Aniceto; o coronel Veterano e Decano Paulo Virgílio Guimarães; o Presidente da AMAI, coronel Veterano Altair Mariot; o presidente do Clube de Oficiais, coronel Veterano Isaías de Farias; representando a Amai, coronel Veterano Almir Porcides Junior; o Presidente da CEVAM coronel Veterano João Jaime Cabral e o major Eduardo José Slomp Aguiar, que na ocasião representou o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior.

GALERIA DE IMAGENS