Viaturas da Radiopatrulha do 15º Batalhão passam a usar celular no despacho de ocorrências 22/08/2019 - 15:55

Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

 

As viaturas da Radiopatrulha do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM), pertencente ao 2º Comando Regional de Polícia Militar (2º CRPM), contam com o uso de celulares para o atendimento de ocorrências. São 22 aparelhos que tornam o despacho mais ágil e possibilita informações mais completa aos militares estaduais que atuam na Radiopatrulha.

 

Para o comandante do 15° BPM, major Mario Celso Andrade, a tecnologia modificou a forma como se faz segurança pública. “Hoje conseguimos coordenar o policiamento por meio de uma tela de computador ou celular. É salutar que os benefícios dessa era tecnológica cheguem também ao policial que está na ponta, atendendo a ocorrência. Quem mais ganha com isso é a população, que recebe um atendimento de maior qualidade”, disse.

 

Ainda segundo o Comandante, os policiais já sentem diferença, pois as informações inseridas pelo atendente do 190 são retransmitidas integralmente à viatura despachada para atender a ocorrência. O acesso é por um smartphone instalado dentro da viatura. Além da agilidade no atendimento, o aparelho também possibilita consultar placas e identificar pessoas por um aplicativo que já vem instalado no mobile.

 

“Essa tecnologia permite que o policial consiga falar diretamente com o rádio-operador pelo PMPR Messenger. O resultado disso é a comunicação via rádio mais limpa, deixando o aparelho para ser usado somente em situações realmente necessárias”, complementou o major Mario Celso.

 

O soldado Adilson Roberto Juchen acredita que a integração dos celulares trouxe mais praticidade na atividade operacional. “A facilidade em consultar informações no celular deixa o serviço menos burocrático, além de agilizar nas abordagens e consultas ao sistema interno da PM”, disse.