Batalhão responsável pelo policiamento na Região Leste de Curitiba comemora 15 anos de criação com homenagem a efetivo 07/12/2021 - 08:53

O 20⁰ Batalhão de Polícia Militar (20⁰ BPM), pertencente ao 1⁰ Comando Regional da PM (1⁰ CRPM) comemorou, na tarde desta segunda-feira (06/12), o 15⁰ aniversário com entrega de medalhas por tempo de serviço (medalha Policial Militar de Ouro, prata e Bronze), e a medalha Guardião da região Leste a policiais militares da unidade. O evento aconteceu no auditório do SEST/SENAT, no bairro Boqueirão em Curitiba, Capital do estado.

De acordo com o Comandante do 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, o 20º Batalhão é a unidade com maior extensão de atuação territorial em Curitiba. São 29 bairros da região leste da cidade e uma população de aproximadamente 650 mil habitantes atendidas pela unidade.

“A característica da área que o 20º Batalhão atua é muito peculiar, pois são bairros residenciais e muito populosos, por isso a relação com a comunidade é muito forte, permitindo assim, um policiamento comunitário mais efetivo e ótimos resultados. Hoje é dia de homenagear esses homens e mulheres que fazem essa unidade ser o que é”, disse o coronel Ribas.

Segundo o Comandante do 20º Batalhão, tenente-coronel Rodrigo de Mauro, foram 15 anos de muito trabalho e muito empenho para a unidade se tornar o que é hoje. “Nós estamos sempre nos adaptando e tentando evoluir para levar mais segurança para a nossa população e também melhores condições de trabalho para os nossos policiais. São profissionais que não negam sacrifícios diuturnamente para defender a sociedade”, disse.

Homenagens – Durante a solenidade foram entregues medalhas por tempo de serviço (medalha Policial Militar de Ouro, prata e Bronze), a Medalha Guardiões da Região Leste e da Moeda Mérito, em comemoração ao 15º aniversário do 20º BPM.

Um dos agraciados com a Medalha Guardiões da Região Leste foi o Chefe da 5ª Seção do Estado-Maior, major Giuliano de Freitas, que já atuou na unidade. “Me sinto extremamente honrado de receber essa medalha, pois é uma unidade ímpar, que produz muito, eleva o nome da Polícia Militar e que eu tenho muito orgulho de dizer que eu já trabalhei ao lado desses homens e mulheres”, disse.

O sargento Ernani Edson da Silva recebeu a medalha Policial Militar de Ouro, que corresponde há 30 anos de serviços prestados. “Fiquei muito feliz com o recebimento dessa medalha, pois estou há 33 anos na PMPR e esse é o reconhecimento da minha carreira e de tudo aquilo que eu já vivi e dediquei a essa unidade”, disse.

Já o cabo Emerson Pereira dos Santos, que está há 11 anos no 20º BPM, recebeu as medalhas de Mérito Policial Militar de Prata (20 anos de serviço) e a Medalha Guardiões da Região Leste. “É muito gratificante a valorização dos policiais militares e eu estou nessa unidade há muito tempo, eu gosto de trabalhar aqui e também das pessoas que estão ao meu lado, por isso estou muito feliz por receber essas medalhas”, complementou.