Operação “Todos Por Um” é desencadeada em Curitiba para levar mais segurança à população 12/09/2019 - 17:28

Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

Mais de 265 policiais e 65 viaturas saíram do Quartel do Comando-Geral da PM, na tarde desta quinta-feira (12/09), para reforçar a segurança na Capital do estado através do efetivo do 1º Comando Regional de Polícia Militar (1º CRPM). A Operação “Todos Por Um” tem como objetivo reprimir crimes e intensificar a presença de equipes policiais nos locais em que há mais necessidade.

Segundo o Comandante do 1º CRPM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, desde o começo do ano estão sendo feitas várias operações, em horários e dias diferentes, e com diversas modalidades de policiamento. “O objetivo, além da reforçar a sensação de segurança para a sociedade, é o marginal não ter a possibilidade de se planejar ou de se organizar para execução de crime. Com isso desestabilizamos o crime com fator surpresa do modus operandi da PM”, disse o Comandante.

A Operação Todos Por Um faz parte do planejamento do 1º Comando Regional da PM, que tem redobrado as atividades de prevenção e presença em toda a cidade, com operações específicas de acordo com a necessidade de cada região.

“As pessoas de Curitiba já tem percebido que o volume de viaturas nas ruas da cidade tem aumentado, e, complementando o policiamento básico por meio de uma ação mais incisiva da Polícia Militar que faz parte de um planejamento estratégico”, disse o comandante da Operação, tenente-coronel Elias Ariel de Souza, que também é comandante do Regimento de Polícia Montada (RPMon).

Efetivos do 12º, 13º, 20º e 23º Batalhões da Polícia Militar, que fazem o trabalho ostensivo diuturnamente, aplicam as equipes de Radiopatrulha, de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (ROCAM). Cada unidade atuará em sua área de atuação. O Regimento de Polícia Montada (RPMon) contará com equipes hipomóveis em pontos estratégicos da cidade, assim como a Companhia Tático de Trânsito (COTAMOTRAN) do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), com blitze e operações para flagrar crimes de trânsito.