PM desmantela esquema de tráfico de drogas de mais de 30 anos 20/05/2021 - 11:21

Marcia Santos
Jornalista Responsável

 

Uma organização criminosa que atuava há cerca de 30 anos com tráfico de drogas no Bairro Alto, em Curitiba, foi alvo, nesta quinta-feira (20), da Operação Iracema do 20° Batalhão de Polícia Militar, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). As equipes policiais cumpriram 13 mandados de prisão e seis de busca e apreensão em Curitiba e Região Metropolitana, que resultaram em 20 prisões. Mais de R$ 11 mil em dinheiro e 15 quilos de maconha e crack foram apreendidos.

A operação Iracema foi deflagrada após três meses de investigação. Os policiais receberam informações pelo Disque Denúncia 181 sobre a atividade criminosa do grupo e, em conjunto com o Ministério Público, fizeram diligências para identificar os envolvidos e pontos de atuação dos envolvidos. Segundo o capitão Fábio Aurélio Didycz Wengerkiewicz, a organização criminosa tinha envolvimento de integrantes de uma mesma família, em que uma mulher teria assumido a liderança no lugar do filho, que saiu da atividade criminosa. Ela foi presa durante a operação.

“A operação foi desencadeada após denúncias serem direcionadas ao 20º Batalhão que, com apoio do Gaeco, investigou sobre o comércio de drogas em conjunto para identificar as pessoas que estavam participando dessa atividade, com foco principal no Bairro Alto”, disse o capitão.

Os mandados judiciais foram cumpridos em Curitiba (nos bairros Alto Boqueirão, Pinheirinho e Bairro Alto), e nos municípios de Araucária, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande. Ao longo das primeiras horas desta quinta-feira, as equipes prenderam 20 pessoas. Outras  três pessoas presas no sistema penitenciário também estavam envolvidas.

APREENSÃO - Com a operação foram apreendidos uma arma de fogo (espingarda de calibre .12), dois simulacros de arma de fogo, 57 munições, das quais 18 para fuzil, 230 gramas de cocaína 13,4 quilos de maconha e cinco mudas da mesma droga, além de 2,3 quilos de crack, divididos em 1.616 pedras, dois veículos e R$ 11.718 em dinheiro.

GALERIA DE IMAGENS